“Num dia desses” é dia nenhum!

“Farei isso num dia desses.” É assim que costumamos responder quando interrogados a nos dedicarmos seriamente à vida espiritual.

Sentimos que estamos muito ocupados agora por causa disso ou daquilo – e alguns outros isso e aquilo continuam a surgir, sempre. Assim, “num dia desses” acaba sendo nenhum dia. A Bhagavad-gita (18.28) considera a procrastinação uma marca de se trabalhar no modo da ignorância. Essa ignorância é um esquecimento grosseiro da verdade de que temos um tempo limitado antes da morte, com cada nosso finito estoque de tempo sendo exaurido a cada momento que passa.

As práticas espirituais nos ajudam não apenas a, por fim, alcançar o eterno, mas também a conseguir o refúgio daquele eterno aqui e agora.

Somos como uma pessoa numa jangada no oceano. As muitas distrações da vida são como ondaskrishna_760_427auto_int que desestabilizam a jangada. O propósito de estar na jangada não é apenas estar sobre ela, mas também navegar em direção à terra. Da mesma maneira, nosso propósito não é apenas sobreviver às dualidades da vida, mas também ir em direção à terra da vida eterna através da realização espiritual. Aqueles que simplesmente tentam ficar sobre a jangada ficarão finalmente exaustos e afundarão. Então, do mesmo modo, também afundaremos no oceano da existência material se deixarmos nossa atenção ser consumida pelas dualidades mundanas.

Para evitarmos tal destino, precisamos substituir o “num dia desses” com o “hoje”. As práticas espirituais nos ajudam não apenas a, por fim, alcançar o eterno, mas também a conseguir o refúgio daquele eterno aqui e agora mais ou menos como a jangada sendo estabilizada por uma âncora. A âncora suprema é Krishna, a verdade espiritual mais elevada; conectar-se com Ele através de nossas práticas espirituais torna nossa consciência mais calma e clara, permitindo-nos, desse modo, agir de uma maneira mais inteligente e efetiva. Assim, focar em Krishna hoje também nos autoriza a lidar melhor com os desafios de hoje, os mesmos desafios devido aos quais ignorantemente protelamos o foco em Krishna.

*Texto de autoria de Chaitanya Charan Das originalmente em inglês (http://www.gitadaily.com/2015/03/07/one-of-these-days-is-none-of-these-days/)

Gaura Purnima no Templo Hare Krishna!

 

 

 

11046311_1005638996132523_831807318848027942_o

Calendário Vaishnava (Março/2015)

Relato do “Alimentos Para Vida” no Ceará – Hare Krishna

Hare Krishna!

No último dia 17 de maio, voltamos a realizar no Ceará uma nova edição do “Alimentos Para Vida”, maior programa de distribuição de alimentos vegetarianos no mundo.

Agradecemos a cada um de vocês que estiveram no nosso 1º Festival Beneficente de Pizzas Vegetarianas e Veganas, no dia 5 de abril, pois sua presença no evento tornou possível o retorno desse projeto ao Ceará, que ainda trará muitos benefícios às comunidades atendidas pelo programa.

Neste sábado, dia 31 de maio, teremos o 2º Festival Beneficente de Pizzas Vegetarianas e Veganas. Aproveite essa oportunidade para saborear uma deliciosa pizza saudável e ainda contribuir com a próxima distribuição gratuita de sopão vegano a comunidades carentes da região metropolitana de Fortaleza.
Confirme sua presença no Evento do Festival no Facebook: 2º Festival Beneficente de Pizzas Veg

Para saber como foi o 1º Festival de Pizzas, veja aqui as fotos cedidas por Jocely de Deus: Fotos do 1º Festival de Pizzas
Quem quiser, na próxima distribuição de sopão vegano, pode ajudar com doações de vegetais, insumos em geral para a sopa, e também ajudar na nossa cozinha. Para mais detalhes sobre como contribuir, escreva para iskconce@gmail.com ou ligue para 85 8681-7643 (Parama).
Vamos a algumas fotos da distribuição de alimentos:

1º Aniversário do Templo Hare Krishna Ceará

Hare Krishna!

Há exatamente 1 ano, comemorávamos no Ceará a pré-inauguração do Templo Hare Krishna Ceará. A concretização do 1º imóvel na ISKCON-CE desde a vinda dos primeiros devotos ao Ceará nos anos 80 foi um momento marcante para nosso Yatra, pois não foi um evento isolado e meramente formal ou material. Desde o prenúncio de que poderíamos ter um local próprio da ISKCON para a realização de Festivais, recepção de devotos missionários e de visitantes que a nossa pequena congregação de devotos resolveu transformar e agregar energias com o fim de satisfazer o propósito missionário de Srila Prabhupada.

Exemplarmente, num franco sentimento de cooperação, os devotos deram mais um passo para estabelecerem um lugar propício às Suas Onipotências Sri Sri Gaura Nitai Parama Karuna quando Elas estiverem certas de que aqui, no Ceará, haverá bhakti o suficiente para recebê-lAs e cuidá-lAs. Só então poderemos ter a inauguração do Templo com os donos da casa.

Até esse dia chegar, convidamos a todos para que venham conhecer o Templo do Ceará, compartilhar conosco dessa bem-aventurança de servir aos devotos e cultivar sincera devoção que pode fazer com que Krishna Se deixe capturar e ser adorado em nosso altar.

Veja o relato da Pré-inauguração do Templo AQUI.

Sangita em Fortaleza

Hare Krishna!

Aos sábados, às 19h no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, a congregação de devotos Hare Krishna realiza a distribuição de livros da milenar ciência védica. Conjunto à divulgação dos livros, alguns devotos realizam uma melodiosa apresentação de mantras, principalmente o Maha Mantra Hare Krishna.

Nosso mestre espiritual, Srila Prabhupada, valorizava muito a distribuição do conhecimento védico a partir de seus livros. Veja a seguir alguns demonstrativos de quão importante a disseminação da literatura védica é:

Prabhupada, quando ainda em Londres à época da inauguração do Templo londrino, escreve aos devotos de Boston, onde estava bem estruturada uma gráfica da ISKCON:
 
“Sankirtan e a distribuição de De Volta ao Supremo e de nossas outras publicações são nossa barreira de proteção no campo de luta deste movimento.”
 
Quando Prabhupada visitou a gráfica da ISKCON em Boston, ele disse que lá era o coração da ISKCON. Um devoto disse que Prabhupada era o coração da ISKCON, mas Prabhupada rebateu dizendo “este é o meu coração”.
prabhupadalendo
 
Srila Prabhupada Ki Jaya!
Transcendental Distribuição de Livros de Srila Prabhupada Ki Jaya!

Sua Santidade Purushatraya Swami em Fortaleza – Programação completa

Discípulo de Srila Prabhupada, Purushatraya Swami é mestre espiritual da ISKCON e coordena a comunidade rural Goura Vrindávana, em Paraty. Viveu na Índia por cerca de 9 anos, quando se aprofundou no estudo das escrituras sagradas e na prática do serviço devocional. Purushatraya Swami viaja pelo Brasil e pelo mundo compartilhando suas profundas realizações espirituais.


Clique na imagem abaixo para ampliá-la:
Image

Srila Bhaktivinoda Thakura

No próximo domingo, celebramos o Desaparecimento de Srila Bhaktivinoda Thakura.
Abaixo um pouco de sua história.
SRI SACCIDANANDA BHAKTIVINODA THAKURA pareceu em 1838 em uma família abastada do distrito de Nadia, Bengala ocidental. Ele revelou que era um associado eterno de Sri Chaitanya Mahaprabhu através de suas extraordinárias atividades de pregação e prolíficos escritos. Vivendo como um mahabhagavata Vaisnavapermaneceu no grhasta ashram até os últimos anos de sua vida. Ai então renunciou a tudo, aceitou babaji, e entrou em samadhi, totalmente absorto no serviço amoroso de Gaura-Gadadhara e Radha-Madhava.

“Ele tinha uma posição governamental responsável como Magistrado Distrital (juiz da corte elevada), mantinha uma família consciente de Krishna, e escreveu quase cem livros sobre consciência de Krishna. Ao mesmo tempo, ele servia o Senhor Supremo de tantas maneiras. Esta é a beleza de sua vida. Após um dia cheio de serviço governamental, ele dormia quatro horas, levantava à meia-noite e escrevia até de manhã. Esse era seu programa diário.” (Srila Prabhupada)

Thakura Bhaktivinoda tomou diksha Vaisnava de Sri Vipinvihari Goswami na linhagem de Sri Jahnava Mata. Depois, ele recebeu inspiração espiritual e orientação de SrilaJagannatha Dasa Babaji. Ter uma exaltada posição governamental, vasta erudição, e realização espiritual, nunca perturbava Bhaktivinoda ThakuraEle permanecia sem orgulho, sempre humilde, amigável com todos. Aqueles em busca de caridade sempre iam embora da casa dele alegres e satisfeitos. Um bem-querente de todos, nunca mantinha rancores, mesmo com oponentes à sua pregação. De fato, ele nunca falava uma palavra que fosse ferir os sentimentos de outrem.

“O Thakura era sempre corajoso e agia para o bem-estar de todos. Mantendo as necessidades pessoais a um mínimo, levava a mais simples das vidas,” disse um pandit. No seguinte texto do Sharanagati, Srila Bhaktivinoda, que tinha todas qualidades divinas puras, assume o papel de um alma condicionada para ensinar-nos como avançar em consciência de Krishna:Bhaktivinoda Thakura

“Vocês devem sempre absorver sua mente em cantar atentamente as glórias de Krishna. Por realizar Krishnakirtana haverão de obter o domínio sobre a mente. Abandonem todo falso orgulho. Sempre pensem em si como sem valor, destituídos, mais baixos e mais humildes que a palha na rua. Pratiquem o perdão como a árvore. Abandonando toda violência para com outros seres vivos, vocês devem mantê-los. Através de suas vidas vocês nunca devem dar ansiedade aos outros. Mas façam o bem a eles, façam-nos felizes, e esqueçam de sua própria felicidade.”

“Assim  quando se tornarem piedosas almas boas por possuírem todas boas qualidades, vocês devem abandonar todos desejos pela fama e honra. E apenas tornem seus corações humildes. Sabendo que o Senhor Sri Krishna vive dentro de todos seres vivos, vocês devem respeitar e honrar todos em todas ocasiões. Vocês obterão virtude sendo humildes, misericordiosos, respeitando outros, e renunciando a desejos pela fama e honra. Em tal estado, vocês devem cantar as glórias do Senhor Supremo.” Chorando, Bhaktivinoda submete sua oração aos pés de lótus do Senhor. “Ó Senhor, quando me darás tais qualidades como estas?”

Sempre ansioso por utilizar cada momento no serviço amoroso de Krishnaele seguia uma estrita programação diária:

20-22 hs.        Descanso de 2 horas

22-04 hs.        Escrever

4-4:30 hs.       Descanso

4:30-7 hs.       Cantar Japa

7-7:30 hs.       Correspondência

7:30-9:30 hs.   Estudar shastras

9:30-10 hs.      Banho, prasadam (meio litro de leite, frutas, chapatis)

10-13 hs.         Deveres da Corte Judicial

13-14 hs.         Refrescar-se em casa

14-17 hs.         Deveres da Corte Judicial

17-19 hs.         Traduzir shastras sânscritos para Bengali

19-20 hs.         Banho, prasadam (meio litro de leite, arroz, chapatis)

                     

Sumário da Rotina Diária:

Dormir             3 horas

Escrever           8,5 horas

Japa, Estudo     4,5 horas

Trabalho           6 horas

Srinivasa Acharya louva os seis Goswamis de Vrindavana:

nana-shastra-vicaranaika-nipunau   sad-dharma samsthapakau, lokanam hita karinau

“Os seis Goswamis estudavam profundamente todos os shastras a fim de estabelecer princípios religiosos eternos para o benefício de todos.” Similarmente, Thakura Bhaktivinoda fez ilimitadas contribuições de pregação para ajudar a humanidade. E por isso ele é conhecido como o “Sétimo Goswami.”

Biógrafos listam três realizações maiores de pregação de Srila Bhaktivinoda Thakura:

1)Escreveu 100 livros espirituais autorizados;

2) Descobriu o local de aparecimento do Senhor Caitanya;

3) Introduziu inovações na pregação.

Além de livros (em Bengali, Oriya e Inglês) reavivando e explicando a mensagem de Mahaprabhu, ele escreveu centenas de poemas e canções cheias de sentimento espiritual e siddhanta shástrico (conclusões filosóficas).

“Seus escritos tornaram os sagrados ensinamentos de Sri Chaitanya Mahaprabhu plenamente disponíveis a cada leitor moderno. E são apresentados numa forma que encerra irresistível convicção e devoção”, disse um finado discípulo de Thakura Bhaktivinoda.

Sri Krishna Samhita, Kalyana Kalpa-taru, Sri Chaitanya-shikshamrta, Sri Navadvipa-dhama Mahatmyam, Jaiva Dharma, Sri Harinama-cintamani, Bhajana-rahasya, Gita-mala, Gitavali, Sharanagati, e comentários sobre o Bhagavad-gita e Chaitanya-charitamrta são algumas de suas obras.

A seguinte citação vem do Gitavali de Thakura Bhaktivinoda:

“Aquele que falhou em adorar cuidadosamente os pés de lótus de Sri Radhika, que são as moradas de toda auspiciosidade, aquele que não tomou refúgio na transcendental morada de Vrindavana que é decorada com a flor de lótus chamada Radha; aquele que nesta vida não se associou com os devotos de Radhika, que são cheios de sabedoria e amor por Radhika; como uma pessoa assim ira sentir algum dia o êxtase de banhar-se no oceano das sublimes doçuras do Senhor Shyamasundara?

Por favor compreendam isso mui atentamente. Sri Radhika é a mestra de madhurya rasa (doçuras do amor conjugal). Radha-Madhava madhurya prema destina-se a ser discutido e meditado. Aquele que adora os pés de lótus de Srimati Radharani obtém os pés de lótus de Madhava, que são jóias inavaliáveis. Sem tomar refúgio nos pés de lótus de Radha nunca se pode encontrar KrishnaAs escrituras védicas declaram que Krishna é a propriedade das servas de Sri Radha. Deixem esposa, filhos, amigos, riqueza, seguidores, conhecimento especulativo, todas ações materialistas. Só se absorvam na doçura de servir os pés de lótus de Srimati Radharani. Esta é a solene declaração de Bhaktivinoda.bvt3

Durante os últimos quinhentos anos, o local original do aparecimento do Senhor Chaitanya havia desaparecido sob o indomável rio Ganges. Em 1888, Srila Bhaktivinoda Thakura revelou Sridhama Mayapur. Srila Jagannatha Dasa Babaji Maharajaum famoso santo siddha e Vaisnava paramahamsa rasikaconfirmou a descoberta do Thakura. Este evento muito auspicioso deleitou os Gaudiya Vaisnavas desde Gaura-mandala até Vraja-bhumiEle estabeleceu a adoração do Senhor Gauranga e Srimati Vishnupriya no Yogapitha.

No humor da inovação, em 1896 ele enviou às universidades pelo mundo inteiro um livro de slokas, Sri Gauranga-lila Smarana, que continha uma introdução de quarenta e sete páginas em inglês: Sri Chaitanya MahaprabhuSua Vida e Preceitos.Este ato surgia de um penetrante desejo de espalhar os ensinamentos do Senhor Chaitanya nos países ocidentais.

Bhaktivinoda Thakura fez três previsões concernentes a uma pessoa e um fenômeno: “Brevemente surgirá uma pessoa,” escreveu ele, “que viajará pelo mundo todo para espalhar os ensinamentos do Senhor Chaitanya.”

Sua Segunda previsão: “Dentro em breve o cantar de Hari Nama sankirtana irá se espalhar pelo mundo inteiro. Oh, quando virá o dia quando as pessoas da América, Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, irão tomar karatals e mrdangas e cantar Hare Krishna em suas cidades?”

A terceira previsão: “Quando virá esse dia em que estrangeiros de pele clara irão vir para Mayapur-dhama e juntar-se aos Vaisnavas bengalis para cantar Jaya Sacinandana, Jay Sacinandana. Quando será esse dia?”

Srila Prabhupada disse que era espiritualmente significante que ele próprio apareceu em 1896, o mesmo ano em que Bhaktivinoda Thakura enviou seus livros por além-mar. A vontade do Senhor Chaitanya, o desejo de Thakura Bhaktivinoda, e a misericórdia de Srila Sarasvati Thakura impoderaram Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada para espalhar os ensinamentos de Sri Chaitanya e o cantar de Hare Krishna pelo mundo inteiro. Prabhupada realizou as três previsões do Thakura!

Isento de orgulho, cheio de humildade, radiante com amor puro por Radha-GovindaSrila Prabhupada deu todo crédito aos Acharyas anteriores.

“Devemos aceitar que Srila Bhaktivinoda Thakura foi a origem do Movimento para Consciência de Krishna (ISKCON) em sua forma pura.” (Srila Prabhupada)

Em 1986, apenas cem anos após a terceira previsão de Bhaktivinoda Thakura, três mil “devotos de pele clara” da América, Inglaterra, França, Alemanha, Rússia, e cinquenta outros países, se reuniram no ISKCON Mayapura Chandrodaya Mandir em Sridham Mayapur. Eles se juntaram a mil “Vaisnavas bengalis” para embalar o universo cantando Jaya Sacinandana, Jaya Sacinanadana, Jaya Sacinanadana, Gaura-Hari. Srila Saccidananda Bhaktivinoda Thakura ki jay!

Em 1914, no tirobhava tithi (dia do desaparecimento) de Sri GadadharaPandit (a encarnação de Sri Radha), Thakura Bhaktivinoda entrou nos passatempos eternos de Gaura-Gadadhara e Radha-MadhavaEm Godrumadvipa (NavadvipaSri-Sri Gaura-Gadadhara, as Deidades de Thakura Bhaktivinoda aguardam para abençoar quaisquer visitantes do Svananda-sukhada-kunjaNa nitya-vraja lila de Radha-Madhava, Bhaktivinoda Thakura toma a forma de Kamala-manjari para servir Srimati RadharaniSeu pushpa samadhi fica em seu bhajana kutir no Radha-kunda. (16,15)bvt1

Srila BhaktivinodaThakura restabeleceu, no final do século dezenove, os ensinamentos do Senhor Caitanya, os quais, até então, haviam sido amplamente mal interpretados ou perdidos. Srila Bhaktivinoda Thakura escreveu quase cem livros para explicar a ciência da consciência de Krsna, desmascarar falsas encarnações de Deus e derrotar concepções errôneas sobre o caminho do serviço devocional. Srila Bhaktivinoda Thakura era tanto pregador ativo e magistrado de Jagannatha Puri, Orissa, como também pai de dez filhos. Um de seus filhos era Srila Bhaktisiddhanta Sarasvati Thakura. Biógrafos dizem que Srila Bhaktivinoda Thakura cumpria todos os seus muitos deveres com perfeição.

Digitado por Nayana Das HDG

Agradecemos ao prabhu Jaya Gokula Das e a seu grupo por nos dar uma cópia destas biografias.

Maha Mantra Hare Krishna

hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare 

Que mantra é esse que os devotos sempre cantam? 

É realmente útil?

Por que esses três nomes? O que significam?

São muitas as questões levantadas pelas pessoas que convivem com os devotos ou que simplesmente são curiosas a respeito desse mantra em especial. Muitas pessoas já o ouviram em trechos de músicas dos próprios Beatles, como “I am the walrus”, “Give peace a chance”, “My sweet Lord” – isso sem citar o álbum de mantras devocionais produzido por George Harrison, mas nunca souberam o real significado desse poderoso mantra.

A palavra “mantra”, filosoficamente, significa “instrumento usado para a libertação da mente”, mas do que realmente estamos tentando livrar a mente? A mente é responsável por gerar o desejo pela satisfação das nossas vontades. Dependendo da força com que a mente exerce sobre nós, ela pode sobrepor-se à inteligência, mesmo devendo ser subjugada por esta. Uma sábia maneira de dominar a mente é dar a ela alguma atividade, assim como uma boa maneira de educar uma criança hiperativa é dar-lhe uma ocupação. Frear completamente a mente causa os mesmos efeitos que parar completamente uma criança hiperativa, ou seja, é um enorme esforço sem grandes resultados. 

A atividade que damos à nossa mente chama-se meditação mântrica baseada nos santos nomes de Deus. A partir dela, oferecemos a nós mesmos um processo purificatório, pois esse mantra traz consigo um grande poder descrito na literatura védica. Estamos vivendo  a Era de Kali (ou Kali-yuga), na qual se prescreve que a atividade mais potente para a nossa purificação e elevação espiritual é o cantar do Maha Mantra Hare Krishna. Veja a seguir:

“Meu querido Rei, apesar de Kali-yuga ser um oceano de defeitos, ainda assim tem uma boa qualidade: simplesmente por cantar os santos nomes do Senhor, pode-se libertar do cativeiro material e ser promovido ao mundo transcendental.” (Srimad-Bhagavatam 12.3.51)

O Maha Mantra Hare Krishna é composto de três palavras, a saber, Hare, Krishna e Rama. Elas são invocações a Deus, a partir de seu aspecto “feminino” (Hara), aspecto “todo-atrativo” (Krishna) e aspecto “fonte de prazer” (Rama). Portanto, o Maha Mantra é uma composição de alguns dos nomes de Deus e, quando cantado com espírito humilde e sincero, tem a potência de dar grande avanço espiritual àquele que o entoa.

“Nesta era de Kali, a única forma de obter liberação é o cantar dos santos nomes, é o cantar dos santos nomes, é o cantar dos santos nomes do Senhor. Não há outra maneira, não há outra maneira, não há outra maneira.” (Brhad Naradiya Purana 38.126)

hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare hare krishna hare krishna krishna kishna hare hare hare rama hare rama rama rama hare hare